quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sinais para bebês

Eu descobri os sinais infantis quando estava grávida, eu já conhecia alguns bebês que usaram e as mães recomendavam.

Li o livro Sinais, a Linguagem do Bebê, e comecei com o Nick por volta dos 8 meses. Hoje com 16 meses ele já faz cerca de 15 sinais. São vários, mas ensinei os mais importantes: comida, sede, fralda suja, fome, mais (que é o mais lindo), acabou, banho, escovar os dentes, quente, frio, dodoi e alguns bichos.

Resolvi aplicar no Nick depois de ler muito e entender que a frustração e as birras estão relacionadas ao fato do bebê não conseguir expressar o que quer. Chega uma certa idade que a capacidade de compreensão é muito maior do que a capacidade de comunicação.

Os bebês que aprendem a usar os sinais são menos mal-humorados, saem na frente no desenvolvimento intelectual, expressam melhor suas emoções e desenvolvem vínculos mais sólidos com os pais. O bom é que você não precisa quebrar a cabeça tentando descobrir o que seu bebe precisa e pensa.

Vi que há muitos estudos que indicam que as crianças que aprenderam a linguagem dos sinais desenvolveram habilidades lingüísticas mais avançadas e participaram de interações sociais mais complexas do que as crianças que aprenderam a se comunicar somente pela fala. Os especialistas recomendam que os pais falem com seus filhos enquanto gesticulam, para que a criança entenda que tanto os sinais quanto as palavras faladas representam o mesmo conceito.


Estudos mostram que bebês que utilizam os sinais sabiam em média cerca de 50 palavras a mais do que outras crianças da mesma idade.


Mas meu bebê pode ficar com preguiça de falar?

Toda vez que o bebê usa os sinais ele tem mudanças no cérebro onde está o domínio da linguagem. É como engatinhar antes de andar.

O Nick já fala umas 8 palavras, eu acho pouco, mas como ele esta sendo alfabetizado em inglês e português sabemos que ele terá uma atraso por conta disso.


Vantagens:

  • Reduz choros, birras e frustrações

  • Permite o bebê a expressar suas necessidades

  • Ajuda a desenvolver a linguagem

  • Impulsiona o desenvolvimento intelectual

  • Aumenta a auto-estima e a autoconfiança do bebe
Como ensinar?
Dá mesma maneira que ensinamos a dar tchau, bater palmas, mandar beijo, etc. Não tem segredo, você dá a água na boca do bebê e faz o sinal para sede. Você coloca a comida na boca, espera, e diz “quer mais” fazendo o sinal e em seguida da mais.

Dicas:

  • Sempre diga a palavra enquanto faz o sinal

  • Tenha paciência, quanto menor a criança mais tempo ela levará para que ela aprenda o sinal

  • Mais uma vez falo que tudo o que é ensinado a um bebê precisa ser uma brincadeira e não uma obrigação.

  • O bebê pode inventar seu próprio sinal. O Nick modificou o da sede, ele faz com a mão aberta, e eu deixei assim mesmo

  • Pegue a mão do bebê, delicadamente, e imite o sinal.
Você verá que é divertido pra todo mundo. O bebê ficará mais calmo e louco pra fazer um sinal e ver todo mundo de boca aberta. rs

Eles aprendem o sinal de "mais" primeiro para comida, depois ele já vai usando pra tudo. Hoje em dia, o Nick faz "mais" quando aviso que o banho acabou, quando ele quer ficar mais no parquinho, etc.

O sinal para "quente" primeiro vai pra comida e depois ele já associa com sentir calor.

Postarei alguns vídeos sobre sinais, os do Nick vou postando conforme conseguir gravar, assim quem quiser ensinar, ficará mais fácil de visualizar o sinal.

Vídeo de sinal, está em inglês.

Vídeo do Nick fazendo "mais"
Vídeo do Nick fazendo mais, sede(água e suco), comida e acabou.






Sinal de "mais"
Sinal para comida


Sinal para sede (água) - Esse o Nick faz com as mãos abertas como mostra no vídeo

Sinal para papai. Para mamãe é com a mão no queixo.









12 comentários:

  1. Valeu a força Jana. Hoje foi bem mais fácil do que pensei. Adorei o post de hoje, vou comprar o livro nesse finde mesmo. Beijocas, teu guri é um lindão.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, que interessante.
    Mas se isso fizesse a Clara falar ainda mais do que já fala, estaríamos "perdidos"! risos.
    Acho que existe várias formas eficientes de estimulação da criança, e que podem ser mais ou menos dependendo do bebê. Aqui em casa a que mais funcionou foi a música, que utilizo desde a barriga, tanto que a Clara fala desde os cinco meses.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha o Nick fazendo!!!!

    Eu já tinha lido sobre isso, aqui tem aulas de Baby Talking, já olhei pra ela, mas só aceitam o bebê a partir de 6 meses, estou contando os dias! Mas se eu resolver voltar a trabalhar, vou ter que comprar o livro e DVDs para ensinar em casa mesmo. Eu procurei os sinais justamente por a Bebella ser bilíngue em casa, sei que ela deve falar um pouco mais tarde que as outras crianças e fiquei preocupada em ela não conseguir se expressar.

    A gente parece que sempre procura as mesmas coisas pros nossos babies, hehe!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. oi jana, tudo bem
    menina tava mesmo pesquisando sobre isso na net ...
    será que ainda da tempo de eu ensinar o Flavio .

    ResponderExcluir
  5. Legal isso, n conhecia. Muito legal. Vou tentar com o Pedro.
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Jana, eu sou enfermeira obstétrica há seis anos e graças a Deus a creche da Carol é dentro do hospital, levo menos de dois minutos pra chegar lá. Beijoca.

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiii !!!!
    Vou comprar esse livro agora na internê ...
    To amando esse blog novo Jana , é a minha cara ... Rsrsr !!!
    Bjokas imensas
    E noooooossa o Nick esta uma coisa sem palavras nos vídeos , muito gostosão gente ....

    ResponderExcluir
  8. Jana, eu sempre achei o máximo essa técnica! VC realmente está de parabéns pelo blog!!!!!!!! Sensacional!! Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não conhecia, nunca é tarde para aprender né. Bjs e continuo aguardando sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Eu que sou titia do Nick aprovo essa técnica...se estamos brincando e de repente paro...ele sempre faz o sinal de mais com a mão, pra comida tb..um fofo. Eles ficam bem mais espertos e isso facilita a vida da titia que não precisam ficar quebrando a cabeça pra entender o que ele quer. A técnica vale a pena, eu achava que no começo não ia dar em certo, pq eu pensava q ele nunca ia aprender, que nada, agora tudo é sinal, ele aprendeu certinho!!!! Jana o blog ta demasssss!!!! Te amo

    ResponderExcluir
  11. muito legais estes sinais...a beatriz já tem bastante sinais...qdo ela não sabe se expressar ela solta um som diferente e aponta...rs preciso treinar mais a separação...a beatriz é bem grudada a mim...bjss

    tem promoção lá no meu blog!!! vai lá particpar!!!

    ResponderExcluir