terça-feira, 22 de junho de 2010

Cadeirão

Eu simplesmente amo o cadeirão, acho que foi uma das melhores coisas que já inventaram, e sou a favor do seu uso constantemente.

A cadeira de papa é usada desde muito tempo, e ainda hoje é um dos itens mais importantes da lista de um bebê.


Ele ganhou a sua cadeira quando tinha 6 meses, e de lá pra cá ele faz todas as suas refeições nela, próximo a mesa e ao mesmo tempo que todo mundo.

Existem muitos modelos no mercado, nós usamos a Double Phase da Chicco, é excelente e tem um monte de ajustes e alturas, é muito fácil de limpar, a Lia, que trabalha em casa lava a cadeira com a mangueira e detergente. É muito prática. E ela poderá ser usada bem mais porque ela vira uma cadeira.




E porque usar o cadeirão?


Eu tenho inúmera razoes:


1) Ele pode fazer a sujeira que quiser o que ajuda no contato com o alimento, depois é só jogar água.


2) A criança aprende a comer parada, evita que você tenha que correr atrás dela pela casa toda.


3) Ela vai aprender a comer no “seu lugar” e vai evitar trabalho em restaurantes.

Para nós é a melhor coisa. Por aprender a comer na cadeira, e preso, nós vamos a restaurantes desde que ele tinha 8 meses, sem problemas, ele come quieto, porque esta acostumado, come sozinho, sem ter que o pai comer antes de mim. O Nick ama comer fora. A gente pede comidas que ele possa comer com as mãos e sozinho.

4) A criança ou bebê participa da refeição como qualquer outro membro da família. Fazer a criança participar das refeições junto com a família promove um comportamento mais cooperativo, disciplina, o prepara para comer fora de casa e ainda ajuda a criança a aprender a comer sozinha.


Dicas:

• Inicie cedo o uso do cadeirão, porque aos 16 meses o comportamento do bebe muda, ele passa a ser mais obstinado.

• Deixe que ele participe da escolha do babador, da cor do prato, do copo.

• Nunca pergunte para uma criança: “você quer comer” porque você estará dando a chance dela dizer NÃO. Seja objetiva e diga: “Chegou a hora de comer”.

• Só coloque o bebê no cadeirão quando tudo estiver pronto, fazê-lo esperar você terminar a comida sentado pode irritá-lo, 5 minutos para um bebê pode ser uma eternidade.

• O Nick não pode ver a fruta durante a refeição senão ele para de comer, então deixamos a fruta já lavada em uma canto escondido.

• Nunca arranque o bebê ou a criança da brincadeira e sente-a direto na cadeira, avise que a hora da refeição esta chegando, guarde os brinquedos, e em seguida leve-o para lavar as mãos.

• Não dê risadas quando ele expremer uma fruta, ou outro alimento, ou jogar algo no chão. Pois essa reação poderá fazê-lo repetir o feito, e ai na quinta vez já não será tão mais engraçado.

Arremessar as coisas lá por volta dos 13 meses já significa um ato de poder para um bebê e ele não sabe a diferença entre uma bola e um pedaço de mamão.

 Uma outra compra que vale a pena é a Hook on a chair, não sei o nome dela aqui no Brasil. O preço por aqui é salgado. Eu levo sempre que saio de casa, seja pra restaurantes ou pra casa de alguém.
 
 
 
 
 

7 comentários:

  1. Nossa, Jana, simplesmente AMEI esse post! Sabe que concordo 100% com vc. O Gustavinho também come no cadeirão desde a primeira papinha. Acho super importante todos esses itens que vc descreveu. Ah, eu também tenho que deixar a sobremesa escondida rsssss. O Nick tá um fofo nessa foto de bebezinho....:o) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Li a postagem da marcia(um sorriso como o seu) e vim aqui conferir...realemte vc tem dicas legais! a beatriz come no cadeirao desde os 7 ou 8 meses nao tenho certeza...rs só sei que no carrinho nao dava mais, alem de sujar muito ela ficava em pé hehe. Agora só no cadirão e qdo nao tem em algum lugar que vamos ela comer comportada na cadeira normal. Seu filho é lindo! bjsss...vou te seguir...conheça meus blogs: babidorafa.blogspot.com e mysharedtourism.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que vc disse. Vi que a Fabi da Juju citou vc no blog dela e fiquei curiosa com suas dicas, que bom que vc abriu um blog público! Fiquei em dúvida: é vc que ensina outra língua ao seu baby? Pergunto porque minha filha está sendo criada bilíngue, queria ver como vc faz.

    Sobre o cadeirão, a Isabella está com 4 meses e meio e já está quase sentando, mês que vem já vou comprar. Vou comprar apenas a cadeira tipo hook, uma da Chicco que gira 360 graus. Quero que ela coma na mesa com a gente sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Janaina
    Estou amando ler suas postangens! Aqui em casa a Gaby também só come no cadeirão desde os 6 meses. Compramos um da Fisher Price que é preso na própria cadeira que temos e podemos carregar para todo canto e sempre fazemos isso. Ela ainda não come sozinha, mas já tem tentado e muito e eu não ligo para a sujeira que fica a cozinha, pois sei que faz parte do desenvolvimento. E ela semrpe come junto conosco, eu vou dando comida a ela e comendo... não sei se é certo, mas aqui tem funcionado super bem!!! Frutas ela já come sozinha tem um tempinho, agora falta só a comida!!!
    Obrigada pelas visitinhas em meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas dicas..Meu filho está com 6 meses e estamos iniciando a introdução de frutas e suquinhos.Adorei o post!!excelente.
    Abraços e felicidades
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, passei aqui para conhecer seu blog e estou encantada com seu gatinho, muito fofo. Estarei te seguindo e fique à vontade para nos seguir também.

    bjão,

    ResponderExcluir
  7. Oi Jana,
    Lindo o blog, sua cara. Vc é uma mae maravilhosa e te acho muito guerreira por ficar em casa com seu filho o dia todo, isso é pra poucas. O Nick é um menino de ouro, só quem já conheceu sabe que rotina e disciplina funciona. Ele é o bebe mais educado e feliz que ja conheci.
    Sou sua fa de carteirinha. Feliz da gente que poderemos aprender com vc.
    Bjs e saudades
    Paty

    ResponderExcluir