quinta-feira, 24 de junho de 2010

Potty training - Post longo!

O desfralde funciona como qualquer outra etapa na vida do bebê, como aprender andar, falar ou comer com a colher. A gente não espera que nosso bebê levante e saia disputando a maratona internacional de um dia pro outro, não é mesmo? Há todo um processo e etapas a serem seguidas. É assim com o desfralde.
Há pediatras que incentivam a iniciar o processo cedo, outros pedem para esperar até dois anos ou ainda quando a criança estiver “preparada”. Todos os lados têm bons argumentos e não existe o certo ou o errado.

Nos anos 60 depois da fralda descartável, as mães adiaram o desfralde. Antes disso, 92% das crianças já sabiam usar o vaso aos 18 meses. Hoje em dia somente 25% o fazem. Perguntem para os seus pais quando foi que vocês largaram as fraldas e muitas constatarão que foi muito cedo. Ficar em fraldas molhadas de pano deveria ser um terror.
Eu saí das fraldas aos13 e minha irmã aos 15 meses.

Na minha opinião, esperar até que a criança esteja pronta é como oferecer a ela uma tigela de comida e uma colher e esperar que e ela coma sozinha. Os pais servem para orientar seus filhos, para educá-los. Ela não consegue descobrir o que fazer sozinha, ela não acordará em um belo dia dizendo, “hoje eu estou pronta para tirar as fraldas”.

O processo é lento, o bebê precisa de explicações e exemplos. O desfralde fará parte da rotina do bebê, assim como, horário para dormir, comer, brincar, e o nosso trabalho é torná-lo consciente disso.

Eu comecei cedo porque tenho pavor dos 2 anos de idade, quando a criança deixa de querer agradar os pais, passam a ser negativas em tudo e querem fazer as coisas a sua maneira, o trabalho será em dobro, sem falar na disputa pelo poder que rola nessa idade.

O Nick ainda não tem o controle da ação de urinar ou defecar, ele não sabe pedir, ou me avisar que está com vontade, mas ele me avisa que está sujo ou molhando usando o sinal de troca de fralda. Eu não estou ensinando eu estou condicionado-o.

Começando cedo, o bebê aprende a relaxar os músculos quando se senta no vaso e aprende também a eliminar o xixi ou coco em um recipiente e não nas fraldas, é assim que se adquiri uma capacidade, treinando muito. Por outro lado quando você espera até os dois anos, ele já se acostumou a fazer nas fraldas.

Eu acho que 12 a 18 meses também é uma boa época para se iniciar o potty training, pois a criança ainda colabora muito e entende mais os comandos, talvez 9 meses ainda seja cedo. Lembrando que eu iniciei o desfralde aos 11meses e meio, 7 dias depois que ele começou a andar.

O Plano para 9 a 15 meses

Encare o processo como um desafio interessante e não como uma tarefa opressiva. Seja constante e tenho MUITA paciência.
Você precisará de um pinico ou um extensor. Eu optei pelo segundo por não ter que passar por outra transição, do pinico para o vaso. Também é bom ter um apoio para os pés, eles ficam mais seguros e conseguem fazer a força do coco mais fácil se tiver com os pés apoiados.

Anote todos os horários de xixi e coco da criança, se você segue uma rotina isso será muito fácil porque os sinais são claros. Por exemplo, o Nick se arrepia sempre que faz xixi, e costuma fazer uns 30min depois das refeições. Já o coco ele faz muita careta ou se esconde atrás de alguma coisa, então descobri, analisando, que ele faz coco depois do café da manha e as 18:00 em ponto. Rs

Comece sentando a criança no vaso assim que ela acordar. Eu sempre dou bom dia, e já falo, hora de ir ao banheiro. Não esqueça que não podemos perguntar, para não darmos a abertura para receber um NÃO. Nunca o deixe sentado lá por mais de 5 minutos. Se ele reclamar enquanto estiver sentado, tire-o na hora, não insista, a coisa tem que ser divertida.
Se a reclamação for muito grande e por muitas vezes, o que é difícil nessa idade, espere 2 dias e retome. Elogie muito, essa é a única ocasião que podemos exagerar nos elogios. Fale “bom trabalho”, e “não bom menino”. Explique toda a ação, agora vamos fazer xixi.

Durante o dia coloque-o 20min depois de cada refeição, ou depois de dar água ou sucos. O Nick faz 30min depois, tem que ficar de olho nesse tempo, porque dependendo da idade pode variar até 40 minutos.

Paciência é palavra chave, no primeiro dia o Nick fez xixi 3 vezes, depois tinha dias que ele não fazia nada, e coco foram raras as vezes. Mas é assim mesmo, depois ele volta a fazer mais vezes. Sempre que o coco sai mais duro na fralda nos vamos juntos até o vazo e o jogamos na privada, ele da descarga e tchau para o coco. Rs Quanto mais apoio você der, melhor será o resultado.

Quando o bebê ficar seco durante o dia por 1 semana será a hora de colocar roupas íntimas, já a noite levará mais tempo, só tire a fralda depois que ele passar mais de 2 semanas acordando com a fralda seca.

 Dicas:

  • Eu levo livros, relacionados com o tema, ou canto musicas com ele enquanto estamos no treinamento.

  • Não deixo o Nick ficar com o copo de treinamento tomando água o tempo todo, porque posso perder o controle dos horários, mas isso porque ele já sabe pedir água quando esta com sede, falando água ou fazendo o sinal para sede.

  • Quando acontece algum acidente, eu não dou muita atenção e muito menos dou bronca. Eu somente digo, “tudo bem Nick, dá próxima vez você consegue”. O Nick já fica sem fraldas no final do dia, depois do coco das 18:00 até a hora do banho, por volta das 20:00.

  • Não comece perto do frio, ou no inverno, eles travem. Tem umas duas semanas que ele parou, mas é por conta do frio lascado de Aldeia.


Controle da Eliminação – Normalmente, as crianças adquirem o controle do esfíncter nesta ordem:

  • Controle do coco a noite – O Nick raramente faz coco durante a noite.

  • Controle do coco de dia – Ele ainda faz coco algumas vezes a tarde.

  • Controle diurno do xixi – O Nick fica até 2 horas sem fazer xixi de dia, esse já é um caminho para o controle total.

  • Controle noturno do xixi – Esse ainda está fora do controle. Rs
Problemas enfretados com crianças de 2 anos
Se você está iniciando nessa fase você poderá ter alguns problemas adicionais como: disputa pelo poder durante treinamento porque a criança é muito mais indepente e capaz e não está interessada em agradar os pais, agora ele já tem suas preferências e personalidade distinta. Nesse caso a Encatadora sugere o sistema de premiação.

O treino também pode ser uma excelente oportunidade para manipular os pais, ou  a criança recusa o uso do vaso para chamar a atenção dos pais.
Nessa idade fique preparada para os atos de rebeldia, chutar, morder, arquear as costas, bater entre outros.

O mais importante, em um grupo com mil especialistas, você encontrará mil opiniões relacionados ao desfralde, iniciar cedo ou esperar até a criança ficar mais velha. Leia todos os métodos e escolha um que pareça adequado ao seu filho e ao seu estilo de vida, converse com outras mães e veja o que foi eficiente pra ela, qualquer método que for escolhido ou a idade do seu bebê, vá com calma e divirta-se durante o processo. Você é a mãe e é você quem decidi quando e como será melhor para a sua família.


Com a vovó, lendo o livro de Potty Training da Vila Sesamo.

E você, já iniciou? Conte sua experiência!

10 comentários:

  1. Muito interessante seu blog!
    Ja tinha lido boas opinioes sobre ele através dos blogs da Fabi e da Marcia!
    E o assunto que eu achei mais interessante era esse mesmo!
    Nem imagino quando vou começar, mas por uma questão tb ecológica gosto muito da idéia de começar bemmmm cedo!
    Não sei como será, mas com certeza voltarei a ler esse post mais algumas vezes!
    Beijos,
    Thalita e JB

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei com um ano e cinco meses. Embora a Clara já soubesse pedir, avisar do xixi e do cocô, ela se recusou a sentar no penico ou vaso sem fralda. Parece que ficou com medo. Tentei por uns dias e voltei atrás por dois motivos principais: fiquei com receio de criar uma barreira com o penico/vaso, um trauma; começou a dar uma esfriada e vi que não ia ser uma boa hora. Ela entende tudo, vai no banheiro comigo, dá tchau para o meu xixi e cia... colocava as bonecas para fazer xixi no penico, até com efeitos especiais, imitando o barulho do xixi. Muito figura. Porém, a pediatra me criticou, as professoras da escola idem, pq não havia como forçar. Sí ficou para qdo passar o frio, só que aí ela vai estar próxima dos dois anos e eu achava ela preparada antes. Só que no inverno não dá mesmo. Vc pode ler no meu blog as coisas que escrevi na época. Teria alguma dica específica para mim?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. AMEI o post, ainda está um pouco longe pra mim, mas eu gosto de planejar, pesquisar tudo, tudo, sempre tentando fazer o melhor pra gente. Minha mãe diz que eu desfraldei tarde, mas com menos de 2 anos. Ou seja, vc está certa, antigamente era muito mais cedo. Minha irmã parece que foi uma gênia, rs, com 9 meses ela tirou a fralda sozinha e e pedia sempre pra ser levada pro vaso (ela já andava). Nunca mais ela fez xixi nas fraldas. Mas isso é exceção.

    Obrigada pelo carinho no blog, realmente amei o meu parto, foi tão rápido. Claro que doeu, mas com certeza num próximo filho farei novamente.

    Bjos

    PS: Depois tem que me contar como é que não paga passagem de avião, preciso urgente, hahaha!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, simplesmente AMEI as dicas! E vc está certa, antigamente o desfralde era bem mais cedo, pra vc ter uma idéia, eu já não fazia xixi a noite aos 3 meses, dá pra acreditar? E aos 15 meses desfraldei completamente. Agora, tenho algumas dúvidas, por exemplo, no caso do Gustavinho que ainda não anda, será que consigo fazer isso? E outra coisa, o Nick não fica bravo pro ter que ficar lá paradinho ? rs. E como vc ensinou ele a mostrar que fez xixi? Ai, são tantas dúvidas. Precisava de vc aqui em casa um dia pra fazer umas aulas rsss. Já tenho o extensor de privada, também acho melhor e menos porco ( imagine lavar penico! rs). Vou tentar hoje mesmo começar, depois te digo... Beijoooooooss!!

    ResponderExcluir
  5. Oi minha linda,

    Estou em falta aqui sim amiga, mas me perdoe vc sabe como é dificil cuidar de bb né???rs...

    Jana tô mega feliz. Juju fez xixi no vasoooooooo ebaaaaaaa. Segui um de seus conselhos dos 20 minutos depois do leite e deu certo. A baixinha já está assimilando as coisas.

    Agora, fala sério....que post MARAVILHOSO é esse. Amei, li e reli...agoro pego firme no desfralde e até 1 ano e meio no maximo, quero Juju só de calcinha....rs.

    Beijos lindona.

    ResponderExcluir
  6. Oi Janaina,
    adorei seu blog. Tem posts super interessantes. Este sobre o potty training então foi super legal. Mas tem que ter uma disciplina, não?!
    Meu Tutu ganhará um irmaozinho qdo tiver 1ano e 5meses. Dizem que as crianças "regridem" um pouco com o nascimento do irmão, por isso abortei a ideia de tirar a chupeta agora. Vc sabe como funciona o potty training nesses casos?
    bjos
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Amei este post...Estou começando o desfralde da Malu agroa aos dois anos e realmente está sendo muito complicado...mas o da Mileninha, que aina está na barriga, tentarei seguir as dicas para inicar aos 9 meses.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas, já tenho observado os horarios dos xixis, deixo ela sem fralda durante o dias nos dias quentes(aqui é sempre muito quente ainda bem) o coco é mais facil, ela sempre faz pela manha, as vezes a tarde, qdo ela faz xixi poe a mao na perereca e diz tatá( naosei de onde ela arrumou este nome pro xixi) ou então ela fica olhando pra ver se escorreu pro chão. Vou fazer como vc comprar aquele adaptador pra fazer no mesmo lugar que papai e mamae, pois ela sempre me acompanha no banheiro e sempre da tchau pros meus xixis e cocos hehehe

    ResponderExcluir
  9. Oi Jana !! Adorei esse post !! (Acho q foi unanime né?)
    Muito legal as dicas, você comessou bem cedo com o Nick né? Q bom que deu certo. Ele ja fica sem fralda em casa?
    Pretendo fazer o desfralde com 2 anos, acompanhei o desfralde de uma vizinha com essa idade e gostei do processo, acho q ela entendeu melhor o processo, demorou cerca de 4 meses. Na verdade vou acompanhar o crescimento pscicológico para iniciar o desfralde, n vou colocar data certa. Mas com certeza venho pegar umas dicas nesse post !!

    Bjssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Jana!Achei genial esse post.Obrigada por compartilhar essas ricas dicas de desfralde!Tente desfraldar o Gui com 1 ano e 7 meses mas não rolou, ele até fez coco e xixi no vaso com auxilio do redutor de assento mas depois não queria ver o vaso nem pintado de ouro, agora estou esperando o inverno passar para retomar o treinamento!beijos
    Val e Gui

    ResponderExcluir