segunda-feira, 21 de junho de 2010

Com a palavra minha amiga Márcia - Um sorriso como o seu - Amamentação

É com muito prazer que venho até o blog da Jana contar um pouquinho sobre a minha experiência com amamentação.


Confesso que na gravidez, li pouco sobre o assunto. Fiz um curso de gestante que me trouxe algumas dicas de grande valor. Como por exemplo, a desmistificação do famoso preparo das mamas com buchas,que atualmente já não é mais recomendado. Durante a gravidez, o único cuidado que tive foi tomar sol uma vez por dia diretamente nas aureolas e comprar uma concha pra deixar prontinha na mala da maternidade. Se você tem bico, utilize a concha flexível, caso contrário a rígida.

Ainda na gravidez, me sentia insegura, tinha dúvidas se poderia amamentar. Afinal, tenho prótese nos seios e não sabia se no ato cirúrgico alguma glândula havia sido atingida. Como na época eu trabalhava em uma UTI neonatal, lá as enfermeiras me garantiram que TODA mulher tem leite, todas podem amamentar.Com excessão daquelas que fizeram redução de mamas.

O Gustavinho nasceu de madrugada, as 03:30. Exatamente as 08:00 da manhã, ele já estava mamando no meu peito. Foi nosso primeiro contato. Ainda meio assim, de forma desajeitada, mas já com um amor imenso.

O mais importante no início é a famosa "pega" do bebê. O modo como ele realiza a sucção faz toda a diferença no sucesso da amamentação e na produção do leite. Ele deve abocanhar não só o bico, mas toda a aureola. Isso evitará possíveis rechaduras. Existem alguns hidratantes próprios para lubrificação do bico, seu médico pode te orientar uma marca.

O bebê recem-nascido dorme muito. Isso é normal. Mas no momento de mamar, você deve mantê-lo acordado.Deve mamar no mínimo 20 minutos em cada seio. Não mais do que isso. Se ele adormecer no meio da mamada, acorde-o. Mexa com ele, tire as roupinhas, faça algo para mantê-lo desperto. Para saber se ele está mesmo mamando e não apenas chupetando, veja se há um movimento de pescoço também, veja se ele está deglutindo. Se não estiver, acorde ele!

Assim que terminar a mamada. Coloque as conchas e permaneça com elas.

A melhor forma de produzir leite é mesmo amamentando. Quanto mais sucção, mais leite. Seu corpo aos poucos vai entender qual a quantidade exata que seu bebê precisa pra sobreviver.

O ideal é amamentar a cada 3 horas, para que seu organismo tenha tempo de produzir o leite.

Nos primeiros dias, você só produzirá o colostro que é riquíssimo em nutrientes, só ele é suficiente para manter o seu bebê satisfeito. Além disso, mesmo que ele não mamasse nada nos primeiros dias de vida, ele não morreria de fome, pois ainda tem em seu corpinho muitos nutrientes que trouxe do ventre materno. A natureza é muita sábia, queridas amigas, ela sabe que as vezes o leite demora um pouco pra descer.

Como prova de que seu bebê está bem alimentado, você verá que ele vai fazer xixi e cocô. Se ele não tivesse alimento em seu corpo, isso não aconteceria.

E o mais importante, como disse anteriormente, a melhor forma de produzir leite é amamentando. Jamais dê complementos,água, sucos, chás e alimentos ao seu bebê antes dos 6 meses de idade. Isso certamente faria a sua produção de leite diminuir. Além disso, beba bastante líquido e descanse. Bebês choram muito mesmo até os três meses, não necessariamente por fome. Choram porque não sabem onde estão, choram por sono, por excesso de estímulos, enfim... Confie na natureza. Já viu algum animalzinho morrer de fome porque a mãe não tinha leite?

Outra regra importante : Para o leite descer, compressa morna. Se o peito estiver empedrado, compressa fria e ordenha manual.

Se precisar utilizar uma bomba, que seja a elétrica. As manuais são péssimas.

Desculpem o post tão longo, mas esse é um assunto com muito a abordar!

De qualquer forma, estarei sempre disponível para auxiliar qualquer mãe com dificuldades nessa área. É só me escrever!

Hoje meu bebê está com 1 ano e 3 meses. Sigo amamentando com muita felicidade. É nosso melhor momento do dia.

Deixo aqui um link do meu blog sobre congelamento de leite e mais alguns links que para mim foram muito úteis.

http://umsorrisocomoseu.blogspot.com/2009/08/falando-sobre-o-leitinho.html
http://www.aleitamento.com/a_default.asp
http://matrice.wordpress.com/

Marcia ferraz, mãe do Gustavinho
http://www.umsorrisocomoseu.blogspot.com/














Nick, Eu, Gustavinho e Márcia

9 comentários:

  1. Que linda nossa foto, Jana! Espero que esse post ajude muitas mães e bebês! Beijosss!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Post...precisarei muuito dele nos próximos meses!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. òtima diacas de amamentação. Muitas mães tinham que ter acesso á essas informações p/ não desistirem tão cedo, como acontece com muitas.Ja estou noprocesso de desmame do Pedro, ele tem 1 ano e 3 meses tb. Mas meu leite comessou a secar pq ele fica a maior parte do dia com a minha mãe, mas fico muito feliz por te-lo amamentado até hj.
    Um bjo endorme em vc e nos babys.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, espero que chegam aos olhos e ouvidos das mamães, que como eu, tiveram problemas e muitas dúvidas nesse momento.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um assunto bem polemico pra mim !
    Sim todas mulhres tem leites , as infermeiras falaram a verdade , mas o que esqueceram de falar é que algumas tem bico invertido , outras tem em quantidade mmmuito pouca , enfim , temos vários motivos ! E eu fui um deles , sonhei muito , muito em amamentar o João , mas com um mês e 25 dias , meu leite secou completamente , tomei todos os remedios possiveis para o leite voltar , fiz tudo o que enfermeiros e medicos me falavam para fazer e nada ... Sofri demais !
    Porem reparei que comigo , estavam mais 6 amigas e conhecidas gravidas e apenas 2 delas conseguiram amamentar realmente até o sexto mes ... Logo eu reparei que é um perigo , além de uma maldade , fazer tanta propaganda que toda mulher tem sim leite .
    As pessoas nos olham como se não quizessemos amamentar nossos filhos se falarmos que o leite secou ! Acho que quem teve a oportunidade de amamentar sem problemas , devia pensar um pouquinho nessa questão !
    Bjokas imensas e esse blog ta demais !!!!!
    Amei o " comece como deseja continuar " da nossa Tracy Hogg !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jana, otimas as informacoes mas fiquei na duvida do que eh essa concha da qual ele se refere antes e depois do Bebe nascer....Um grande beijo, Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Janaaaaaaaaaaa, o que é essa concha??? eu ja fiquei imaginando uma concha de feijao ou uma concha do mar nos meus peitos!!! Tipico de quem tem apenas sobrinhos..mas me fala que to assutada!!Bjs te amo o blog ta otimo....

    ResponderExcluir
  8. Tati e Jaque,
    Nao sao conchas de cozinha, por favor. kkkkkkk

    "As conchas são fundamentais viu amiga.Muitas mulheres desistem de tentar por causa dessas fissuras que doem muito. Então, já diga para suas amigas grávidas comprarem e deixarem na bolsa da maternidade, pra usar já no primeiro dia.
    Para quem não tem bico, tem a de base rigída e pra quem já tem é melhor a de base flexível.
    Te passo um link de um blog de uma amiga que explica direiitnho : http://vilamulher.terra.com.br/anunes/conchas-para-amamentacao-como-me-ajudaram-9-2990704-43861-pf.php.
    By Marcia

    ResponderExcluir
  9. que postagem ótima...tb tirei muitas dúvidas sobre amamentação no curso de gestante...amamento até hoje minha filha está com 16 meses...penso em parar qdo engravidar denovo...ou seja quem sabe ano que vem hehehe bjss

    ResponderExcluir