sexta-feira, 18 de junho de 2010

O que é uma criança feliz pra você?

No livro da Encantadora de Bebes, tem um capítulo que fala sobre a epidemia do “faça-os felizes”. É um dos que mais gosto.

Ela fala sobre pais que tem problemas com seus bebês porque todas as vezes que são contrariados eles têm um ataque de cólera.

O Nick está com 15 meses e ele NUNCA teve ou tem esse tipo de ataque. Ele reclama sim, às vezes dura alguns segundos, mas nunca mais que isso. Por quê? Porque o ensinamos desde muito cedo a lidar com as suas frustrações. Começamos com o processo quando ele ainda tinha 5 meses.

Hoje em dia, o Nick não chora quando tiramos as coisas dele, vale ressaltar que pedimos licença e explicamos antes de lhe tirar algo, não arrancamos simplesmente. Tiramos do seu canal de desenho sem problemas. Ele divide brinquedos, dá os dele e não tenta tomar o que não é seu. Uma ressalva pra as chupetas, isso ele rouba mesmo, eu tento ensinar, mas ele não entende que aquela chupeta rosa e linda não lhe pertence. rs

Uma psicóloga nos disse que bebês independentes tendem a ser mais bonzinhos, mas também são os que mais sofrem quando vão pra escolinha, por cederem demais acabam apanhando, mas ela disse que depois de uma semana ele já aprende a ser esperto. rs

Ele chora? Sim, ele é só um BB de 15 meses, mas ele já sabe o que nos agrada e o que não nos agrada no comportamento dele. Se ele está fazendo algo de “errado” um simples, NÃO NICK, já é o suficiente.

Aprendemos que o mau comportamento dele não vem do nada, e já sabemos quando algo esta para explodir. Eu dificilmente deixo chegar a um escândalo. Bebes dão sinais o tempo todo, a gente só precisa ficar de olho.

Alguns pais cedem quando o BB esta a ponto de dar um escândalo, assim é mais fácil mesmo, mas você terá que ceder muitas e muitas vezes e nem sempre é possível.

Quando vem mais bebês em casa, eu já separo os brinquedos que ele mais gosta e não os deixo junto com os outros, porque sei que ele se importaria de ver outras crianças brincando. Ele tem que dividir tudo? Não. As coisas especiais dele são só dele. Elas também precisam aprender a dizer NÃO.

Também não fazemos barganha com o Nick. Filho, me de isso que a mamãe vai te dar aquilo. O Nick sabe desde muito cedo que certas coisas são inaceitáveis na nossa casa. E acredite, ele entende perfeitamente.

O importante é ensinar seu filho a entender toda a gama de emoções. Aprender a se acalmar sozinho.

Ela tem uma frase que eu adoro: “Precisamos nos preocupar menos com fazer as crianças felizes o tempo todo, e nos dedicar mais a “treiná-las” a serem emocionalmente bem ajustadas”. É não protegê-las dos seus sentimentos e dar ferramentas para elas lidarem com as emoções do cotidiano, tédio, medo, decepções e desafios.

O Nick tinha tudo pra ser um BB enérgico e irritável, desses que estapeiam a cara dos pais, ou puxam seus cabelos. Seus 3 primeiros meses, foram pra nós, os piores, eu quase entrei em depressão, ele chorava demais, ninguém podia pegá-lo no colo, e algumas pessoas não podiam se aproximar, ele se irritava até com uma luz mais forte. O que fizemos? Não tivemos a ilusão de mudar o temperamento do Nick, nós trabalhamos com a sua natureza. Incrivelmente, depois que aceitamos seu temperamento e passamos a respeitá-lo e ensiná-lo como lidar com seus sentimentos, ele se tornou um bebê calmo e muito paciente.
Não é fácil, porque demanda tempo e paciência. Eu falo, que seria mais fácil ceder, sempre, economizaria tempo e saliva, mas não tem nada mais gratificante do mundo do que você ouvir das pessoas que seu filho é adorável, bonzinho e muito educado. Vale a pena.

Nota: Meninas, eu sou uma mãe extremamente carinhosa, dedica, e faço qualquer coisa pelo meu filho, mas isso não me impede de impor limites pra ele. Falo isso, porque sei que tem mães que podem achar que sou durona demais. Quem conhece o Nick pessoalmente sabe que ele é um bebê, doce, alegre, sempre de bem com a vida e muuuito feliz, ele só tem limites para suas ações e desejos.



8 comentários:

  1. Oi Janaina !!
    Gostei muito do seu Blog, que bom q agora podemos ler o que escreve. Adorei o espaço !! Meu filho Pedro tem 15 meses também. Vai ser muito legal te seguir, fique a vontede para fazer o mesmo.
    Um bjo grande !!

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse, eu não li o livro. Porém a Clara tem limites e eu não cedo ao seu choro. Porém, ela adora fazer uma cena de birra... Tudo bem que é mais velha e perto dos dois anos isso vai aparecendo mais que antes. Faço tudo o que eu já li sobre isso, mantenho o não, não bato, sou clara (ela entende o que eu digo), distraio qdo preciso, etc. Sei que muitas vezes o problema nem é o não e sim o sono ou algo assim. Porém, nada disso resolve. Ela tem o gênio forte, sim. Tem tendências a chorar qdo contrariada, qdo cai sozinha, mesmo em um tombo bobo, que a gente nem dá bola. Realmente, ela tem dificuldade com as frustrações. Mas eu não sei o que falta mais para eu fazer. Tenho muita paciência, me dedico a ela ao máximo e não tenho pena de ser dura qdo preciso. Ainda acho que tem coisas que vem da educação, mas tb acredito que outras tem haver com o gênio da criança tb...
    Alguma dica?
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Amiga n sabi q era vc a Janaina do meu Blog, n reconheci a foto. Me manda o e-mail denovo que eu n recebi: nessavd@hotmail.com
    Queria muito conhecer seu outro blog.
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. É de limites que as crianças precisam para serem felizes. Criança tirana leva a família à loucura e não é uma criança feliz. Parabéns. Vou te seguir.

    ResponderExcluir
  5. Oi , tudo bem ?
    Nossa toa mando cada vez mais seu blog viu e esse assunto muito me interessa pq tenho um pequeno ditador em casa e não sei mais como agir , ele chora por tudo, se joga no chão, enfim faz udo que não gosto .
    Gostaria muito de conhecer seu outro blog .
    segue meu e-mail: grazidebrito@hotmail.com .
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Jana,
    Sou mãe de uma linda princesa de 8 meses. Li este post, e sinceramente gostaria da sua ajuda.Pois minha filha é muito geniosa ela já grita e esperneia, quando quer comer, dormir e etc...não cedo mais ela faz isso por mais de 20 minutos. Um verdadeiro escandalo, tenho medo de quando ficar mais velha...tem alguma dica

    ResponderExcluir
  7. O meu sobrinho é um exemplo mesmo, assino em baixo de tudo que minha irma disse nesse post, ele é muitooo educado, lindo, fofo, meigo, carinhoso.Espero poder educar o meu (quando tiver)como ela faz com o Nick!! A minha irma eh um otimo exemplo de como educar sem ser uma General/Sargento!! Nick a titia te ama!! Ai que saudade...entro aqui todo dia pra ver as fotos dele!!!

    ResponderExcluir