terça-feira, 29 de junho de 2010

Ansiedade de separação


Quem tem bebês com 1 ano de idade já devem ter ouvido ou passado pela famosa ansiedade de separação, que acontece por volta dos 8 meses. O Nick passou com uma beeeem leve.

Acontece entre os 8 e 16 meses, um bebê dessa idade não é capaz de entender o que a ausência dos pais significa, para ela fora de alcance da visão” pode ser conceituado como “embora para sempre”.

Ser um bom pai ou uma boa mãe não significa carregar o bebê o tempo todo no colo, ou persegui-lo pela casa, ou nunca, de jeito nenhum deixá-lo chorar. Atender o bebê a cada murmúrio, ou choro sem ver primeiro se trata de um gemido natural ou um choro realmente angustiado pode ajudar a acentuar a ansiedade.


Se toda vez que você o deixar sozinho, ele chorar e você vir correndo com uma voz angustiada ele acreditará que é realmente algo muito ruim ficar sozinho, e se isso se prolongar por mais de 2 semanas seu bebê poderá sofrer de ansiedade de separação prolongada

O bebe se sente seguro quando é compreendido. Nós pegamos o Nick no colo quando ele precisa, ele dorme na cama com a gente quando sentimos que é importante pra ele e ele dorme sobre o meu peito sempre. Nós não somos pais sufocantes, respondemos as suas necessidades nos momentos convenientes, mas sem exageros.

Nessa idade, eu me lembro que a gente sempre conversava com o Nick de longe, "ei a mamãe esta aqui", com uma voz sempre feliz, e aprendemos que brincar de esconde-esconde ou esconder objetos e depois achá-lo é um ótimo exercício pra ansiedade do bebê.


Nós, até hoje, nunca saímos escondido dele. Se nós temos que nos ausentar, minha mãe, ou quem fica com ele, nos acompanha até a porta e damos tchau pro Nick, e avisamos que voltaremos logo, eles não têm noção de tempo ainda.

Ele também brinca sozinho por quase 1 hora, esse é assunto para outro post.

Eu conheço bebes de 11 meses que a mãe não pode ir ao banheiro sossegada, ou atender ao telefone em outro cômodo que o bebê se mata de chorar.

Casos mais extremos de Ansiedade da Separação são geralmente associados com o desconforto dos pais em deixar o bebê. As crianças são rápidas em perceber o nervosismo dos pais que estão manifestando sua própria ansiedade em separar-se da criança. Um pai que permanece calmo e que dá segurança é um que vai encorajar seu filho a aceitar indivíduos de confiança e o novo ambiente

Confesso que fui procurar ajuda com a pediatra e com uma psicóloga conhecida pra saber se era normal esse desapego. O Nick é muito desapegado e achei no inicio que poderia ser um problema, até mesmo uma doença conhecida e temida, onde um dos sintomas é o desapego a mãe ou ao pai. Mas graças à Deus ela me disse que o Nick era só um bebê independente do tipo que me dará tchau no primeiro dia de aula, e eu ficarei chorando do outro lado. Sim, eu ligo 10x pra casa pra saber se ele está bem. rs


Lembrando que a ansiedade de separação é uma reação saudável. Fique certo de que isso não significa que o seu bebê irá se tornar um adulto excessivamente dependente. Isso é parte do desenvolvimento normal. O que pode ser ruim é você se sentir sufocada por não conseguir fazer coisas normais sem ter o bebê chorando atrás de você.


E como foi com vocês?






















5 comentários:

  1. Jana, eu ainda não cheguei lá, Carol só tem cinco meses. mas quem está sofrendo com essa 'ansiedade da separação" sou eu, rsrs. Amanhã retorno ao trabalho e a adaptação na creche foi meio complicada pra mim. Mas vamos superar e logo ela estará adorando os amiguinhos. Mas transferir os cuidados de um filho para pessoas inicialmente estranhas e que tem váááários outros bebês para cuidar não é nada fácil. Beijo pra vcs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Janinha,

    Olha flor, por aqui a ansiedade da separação foi repleta de noites em claro e choramingos, mas qd estamos bem informadas enfrentamos as dificuldades com calma e paciência né??? Agora já passou...

    O Nick tá lindão nas fotos.
    Quando vc vem nos visitar???

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana, menina ja li seu outro blog quase todo rsrrsrsrsrs.

    Sabe depois de ler esse post comecei a pensar se não é isso que o Flavio tem , mas ele ja tem 18 meses será que é normal ?
    Acontece que na escola ele nunca deu muito trabalho quando o deixo la , porem quando eu chego em casa e nos finais de semana é um grude viu , realmente não consigo ir nem no banheiro sem que ele venha atras de mim .
    O que voce acha hein ?
    Bjus e boa semana
    Ahh agora descobri o que é tonkinha kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Por aqui só sentíamos essa fase qdo estávamos no meio de outras pessoas e a Clara, que sempre foi super sociável, de repente só queria saber de mim e se eu me afastasse poucos centímetros, ela chorava e se agarrava nas minhas pernas. Mas logo passou, nem sei dizer qto tempo durou.
    Ela gosta que eu esteja sempre por perto, mas sabe brincar sozinha. E é dessas crianças que me dá tchau na hora de ir para a escola e entra com a professora super feliz e contente. Ama estar lá. E segue muito sociável.
    Acho que é só ter paciência que essa fase passa.
    Um bj!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc flor, nós não mentimos para Letícia, sempre falamos aonde vamos e se ela vai ou não. Te confesso que tem dias que ela chora, fica triste, mas tem dado certo.

    bjs,

    ResponderExcluir