quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resumindo: Rotina
















Eu falo com orgulho que a rotina do Nick é exemplar. Eu não dou mole e não abro exceções. Siguimos a rotina EASY da encantadora desde os 4 meses de idade. Descobrimos o livro da Encantadora de Bebes quando ele tinha 3 meses e realmente ela resolve todos os seus problemas. O Nick tem horário pra tudo, soneca, banho, alimentação e hora de dormir. E isso faz uma diferença enorme na vida de um bebê, e claro que reflete na nossa. Bebê mais calmo e mamãe com mais tempo.
As sonecas do Nick são controladas, deu o horário eu acordo, passou do horário pq ficou chorando pra dormir, dorme menos tbm.. E ele desde muito novo aprendeu a dormir sozinho, as vezes eu sento com ele no colo mas é raro.

Dos 4 aos 6 meses:

07:00 Acordar e mamadeira (210ml)
07:30 Atividade
09:00 Soneca (2horas a 1 e 30 min)
11:00 Mamadeira (210ml)
13:00 Soneca
15:00 Mamadeira
15:30 Atividade
17:00 as 17:45 Soneca
18:00 Banho
19:00 Mamadeira
19:00 Hora de ir para cama

Dos 6 aos 9 meses

07:00 Acordar e mamadeira
07:30 Atividade
08:30 Café da manhã – fruta raspadinha
09:00 Soneca (2horas a 1 e 30 min)
12:00 Almoço - Sólido
13:00 Soneca
15:00 Mamadeira
15:30 Atividade
18:00 Jantar - Sólido
19:00 Banho
20:00 Hora de ir para cama

Dos 9 até os dias de hoje

Eu sei que eu já deveria ter eliminado a soneca da manha, mas ele não consegue, então acho que tudo tem que ser adaptado, seguir somente livros e ver meu filho triste ou cansado não dá. Continuamos com a soneca da manhã, mais curta e ele consegue tirar a da tarde mais pro meio do dia.

05:00 Mamadeira
07:00 Potty training + troca de roupa
07:30 Café da manhã em família + escovar os dentes
08:00 Atividade física (caminhada, parquinho)
09:30 1 fruta + 20min depois potty training + escovar os dentes
10:00 Soneca
11:00 Leitura ou TV
12:00 Almoço com a mamãe + 20min depois potty training
12:30 Higiene, dentes e banho rápido
13:00 Atividade – cores, formas, pequeno e grande, animais
14:30 Lanche da tarde (suco e carboidrato) + 20min depois potty training
15:00 Soneca da tarde
17:00 Atividade ao ar livre ou TV
18:00 Jantar + 20min depois potty training + escovar os dentes
18:30 TV
19:30 Potty training + Banho
20:00 Hora de dormir

Próximo passo será tirar a madeira da noite e passar o jantar pra mais tarde, assim podemos jantar nós 3.

4 comentários:

  1. Jana, estou adorando esse cantinho!!!!! Tenho certeza que aprenderei muito com vocÊ!!!! Pra começar, já explorando rsss, como funciona o seu Potty training? Vc faria um post sobre isso????? Beijinhos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Jana, faço parte do grupo que a Márcia criou e vi seu email. Adorei seu blog, e confesso, fiquei curiosa para conhecer o outro (rsrsrsrs). Também sigo a Encantadora, mas a única coisa que eu não faço é acordar o Gui, mesmo porque as sonecas dele nunca ultrapassam 1 hora... Beijos, e seu blog já está na listinha do meu para eu acompanhar!

    ResponderExcluir
  3. Rsrsr... antes de fazer pergunta besta, fui lá pesquisar o que é tal do potty training... nome chique para piniquinho...rsrsrs.... é isso mesmo ou entendi errado? Concordo com a primeira amiga aí de cima, monta um post falando sobre o uso do potty, acho que logo, logo entro nessa fase com minha filhota. Beijos e belo blog

    ResponderExcluir
  4. Oi! Passei aqui hj pela primeira vez e adorei. Já estou te linkando e virarei seguidora.
    Dá uma passadinha no nosso cantinho tb.
    Eu tb acho que rotina é tudo. Eu não li o livro da Encantadora, mas desde cedo impus a rotina para a Clara e tem dado super certo. Ela dorme a noite toda graças a isso desde os dois meses, apesar de ter mamado no peito até um ano e um mês. Ela não mamava mais de madrugada. Hj ela desperta se está doentinha e até pouco tempo qdo saía dentes. Já durante o dia ela nunca gostou de dormir muito, então não é tão simples.
    Um beijo!
    clarinhacoqueirinho.blogspot.com

    ResponderExcluir