quinta-feira, 17 de junho de 2010

Resumindo: Alimentação

Infelizmente eu não consegui amamentar como gostaria. Falta de ajuda no hospital, inexperiência, e falta de informação. Eu me desesperei e me deparei com um bebê faminto, em casa, sozinha e quando vi o Nick já estava tomando formula infantil. Com certeza, da próxima vez, as coisas serão diferentes.

O Nick foi amamentado por 2 meses e meio, e depois disso passamos para o NAN, ele se deu muito bem, parou de chorar um pouco, pois morria de fome, e assim foi até um ano de idade quando trocamos para o Ninho 1. Hoje ele toma uma mamadeira pela manha e uma antes de dormir.

Aos 5 meses começamos com a introdução de frutas e sucos. Hoje eu faria diferente, porque apresentá-lo ao paladar adocicado das frutas atrapalhou um pouco na introdução da papa salgada. Foi uma luta pra esse menino aceitar comida. Haja paciência, mas eu sou a calma em pessoa.

Vídeo do Nick e sua primeira papa salgada...


Nós temos uma nutricionista para o Nick que o acompanha desde o primeiro alimento sólido. Fizemos questão, porque tanto eu quanto meu marido sofremos com a balança desde muito cedo, e não queremos esse sofrimento para o Nick.

Nunca amassamos comida ou passamos no triturador, ele já comia grão com 7 meses, arroz e feijão, e pedaços de carne na mão aos 10 meses. A nutri sempre nos disse que não precisava e que ele não engasgaria. E foi assim mesmo.

Hoje, ele come muito bem, uma pratada de arroz, feijão, carne e legumes. É amante de frutas, e se tiver comendo uma bolacha doce e ver qualquer pessoa comendo uma fruta, ele pede pra trocar.

Ele já come nossa comida, e faço questão de preparar tudo fresco e sempre bem colorido pra ele, um dos truque é cozinhar o arroz já com um legume picado.

Nós demoramos a dar doces e bolachas, e ele ainda não tomou refrigerante, não comeu embutidos e junk food. Se alguém da um doce pra ele sem ser eu, ele vem até mim, mostra e pergunta com a cabeça se pode.

Nos usamos comidas industrializadas sempre que precisamos, é fácil, prático e ajuda bem quando precisamos e não temos comida fácil.

Mesmo assim, ele é bem pesado. Gordo não, mas bem forte. A pediatra pediu para ele fazer exercício físico. Oh dó.

Segue receitas de papas salgadas para bebezinhos que estão iniciando com os sólidos. Essas receitas foram passadas pela nossa nutri Karen Jacob. Se vc tiver bebê nessa fase eu tenho as orientações que ela me passou tbm, se quiserem eu mando por e-mail.

Receitas de papinhas

Papinha de fígado com mandioquinha.
2 mandioquinhas ou batata baroa
1 colher de sobremesa de óleo
1 pedaço de fígado
cebola 1 colher de chá picada
½ folha de escarola, picada em tirinhas
½ colher (café) sal
Modo de preparo
Lave as mandioquinhas, em água corrente, descasque-as e corte em pedaços pequenos. Reserve.
Em uma panela aqueça o óleo e refogue o fígado e a cebola. Acrescente a mandioquinha e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem macios e com um pouco de caldo. Se necessário por mais 5 minutos. Amasse com o garfo a mandioquinha separada do fígado, coloque no prato a com escarola fazendo um desenho, para melhorar a aparência.

Papa de frango, beterraba e batata.
1 filé de frango picado
1 colher de sobremesa de óleo
1 colher de chá de cebola picada
½ beterraba média
1 batata grande
½ colher de chá sal
Modo de preparo
Numa panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente a batata, a beterraba e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem bem cozidos e com um pouco de caldo. Amasse com garfo e sirva.

Papa de peixe, couve e mandioca
1 filé de peixe em pedaços
1 colher de sobremesa de óleo
1 colher de chá de cebola picada
½ mandioca média
couve á gosto
1 colher de salsinha picada
Modo de preparo
Numa panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o peixe. Acrescente a mandioca o sal e água para cobrir. Tampe e cozinhe até que a mandioca esteja desmanchando. Junte a couve e a salsinha e deixe mais 5 minutos, em seguida amasse com garfo.
A couve pode ser substituída por mostarda, almeirão, chicória, radicchio, catalônia e até folhas de beterraba.

Papa de fubá, carne e almeirão.
3 colheres de carne moída
1 colher de sobremesa de óleo
1 colher de chá de cebola picada
4 colheres de sopa de fubá
2 folhas de almeirão, picadas
½ colher (café) de sal
Modo de preparo
Numa panela, refogue a cebola e a carne no óleo.
Acrescente 2 copos de água e o fubá.
Deixe cozinhar, sem parara de mexer, até o caldo fique encorpado. Junte o almeirão no final e cozinhe por alguns minutos. O almeirão pode ser substituído por couve, espinafre, ou outra folha verde escura. O fubá pode ser substituído por farinha de mandioca ou de aveia.

Papa de carne, abobrinha e macarrão
Ingredientes
2 colheres (sopa) de carne moída
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
½ abobrinha pequena, picadinha
1 colher (sopa) de macarrão
½ colher (café) de sal
Modo de fazer
Numa panela, aqueça o óleo refogue a carne e a cebola ralada. Acrescente a abobrinha e um copo e meio de água. Quando ferver, junte o macarrão e o sal. Cozinhe até que os ingredientes estejam macios e sem água. Amasse e ofereça à criança.
A abobrinha pode ser substituída por chuchu, vagem, quiabo ou brócoli.

Papa de arroz, cenoura e ovo
Ingredientes
1 colher (sopa) de arroz cru, lavado
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola picada
½ colher (café) de sal
1 cenoura grande , ralada
1 ovo inteiro cozido, se a criança tiver mais de 10 meses de idade. Caso contrário, use apenas a gema.
Modo de fazer
Numa panela, aqueça o óleo refogue o arroz, a cenoura e a cebola ralada com sal. Cubra com água e cozinhe até que o arroz esteja macio. Retire, junte o ovo, amasse e ofereça para a criança.

Papa de caldo de feijão, ovo e abobrinha
Ingredientes
½ abobrinha pequena
2 conchas cheias de caldo de feijão temperado
1 ovo cozido
Modo de fazer
Lave a abobrinha em água corrente, descasque-a e corte em pedaços pequenos. Coloque numa panela o caldo de feijão temperado e adicione a abobrinha. Cozinhe até que a abobrinha esteja macia. Retire do fogo e acrescente o ovo, já cortado em pedaços pequenos. Amasse bem com um garfo.
1 ovo inteiro cozido, se a criança tiver mais de 10 meses de idade. Caso contrário, use apenas a gema.

Papa de músculo, tomate e repolho.
Ingredientes
1 pedaço pequeno de músculo, cortado em cubos
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola picada
½ colher (café) de sal
1 tomate pequeno sem pele e sem semente
1 colher de sopa de repolho em tiras
Modo de fazer
Numa panela, aqueça o óleo refogue a cebola ralada junte a carne, acrescente pouca água e o tomate, deixe cozinhar em fogo baixo até a carne se desmanchar, em seguida acrescente o repolho e o sal e deixe por mais 5 minutos. Retire do fogo misture e amasse com o garfo.













5 comentários:

  1. Oi Jana. Então, o Gui começou com fórmula com 20 dias de vida. Até então ele passava fome (e nós não sabíamos). Eu ficava com ele no peito em livre demanda, e mesmo assim ele perdia peso. Foi uma luta até descobrirmos que, na realidade, ele não posicionava a língua do jeito certo. Mas, como ele estava muito magrinho, continuamos com a mamadeira com o leite artificial, mas a sequencia era: peito por 30 minutos, mamadeira com meu leite e só depois a fórmula. A rotina ficou assim até ele completar 3 meses, ele só mama no peito de manhã, quando ainda não sabe o que acontece direito, mas ainda não posiciona direito a língua, então só pega o leite magro. Depois dou as mamadeiras. Acho que a história poderia ser diferente se tivéssemos (ou se o 1o pediatra dele) tivesse percebido isso, mas paciência. Ele, que está com cinco meses e meio, almoça, janta e come um lanchinho a tarde. Papa salgada e doce (frutas ou mistura de frutas, também faço gelatina, que ele adora!), não tive muito problema com a papa salgada, só que como ele ainda é pequeno, meu melhor amigo na cozinha é o mixer! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, passe no blog para dar uma olhada. Essas papinhas podem ser dadas a bebes de 6 meses? Prq a pediatra das minhas nao liberou cebola nem óleo... morro de vontade de colocar...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jana querida,

    Vc não idéia de como essa sua iniciativa me deixa feliz.

    O blog está show de bola, quero voltar e ler tudinho com calma a noite depois que a pequena dormir.

    Tenho plena certeza que vc ensinará e ajudará muitas mamães necessitadas e desesperadas. Vc é uma grande educadora amiga, te admiro muito. PARABÉNS.

    Não perco um só post desse cantinho...rs. Já publiquei nota no meu blog informando as leitoras loucas para te conhecer sobre esse novo espaço. Prepare-se para fazer novas amigas blogueiras.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. de uma passadinha no nosso blog, é simples, mas de coração...
    Kelly e Flavia

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria que me mandasse as recomendações de sua nutri, obrigada ;)
    Patricia (patiweg@gmail.com)

    ResponderExcluir