segunda-feira, 5 de julho de 2010

Brincando sozinho

Aos 2 meses ele brincava sozinho por 10 minutos no tapete de atividades, aos 4 meses por 20 mintos, quando se sentou pela primera vez ele já brincava por quase 30 minutos sozinho. E assim fomos construindo a independência dele. 

Pecamos um pouco com o excesso de informação, muita luz piscando, muita vibração, muitas cores, muito barulho. Os brinquedos de hoje são uma parnafenalia. Nos primeiros 4 meses ele foi muito estimulado. Acho que isso causava parte de seu choro e estress. Confesso que ainda hoje, boa parte dos brinquedos continuam na mesma linha, de vez enquando eu arranco as pilhas da metade deles.

Algumas dicas por faixa etária:

0 a 6 semanas: Converse com ele como se ele entendesse tudo: Olha o que a mamãe esta preparando para o jantar, olha o carro lá fora. O recomendado é que ele tenha 5 minutos de atividade.

6 a 12 semanas: Agora ele já pode brincar por 15 minutos sozinho, nada de luzes, cadeirinha vibrando ou TV, isso pode super estimular.

3 a 6 meses: Ele poderá ficar acordado por 1 hora ou mais, e poderá brincar por 20 minutos. Boa   idade pra começar com o Gym.

6 a 9 meses: O bebê já fica acordado por 2 horas. Ele já brinca sozinho por 30 minutos, mas ele já se entedia fácil, então ele poderá ficar no berço, no bouncer, é preciso trocá-lo de lugar. Ele já gosta de manipular objetos. Livros de figuras já podem ser usados, como também canções de roda. Nessa idade o bebê percebe que se chorar você o pegará no colo e ele usará isso a seu favor sempre, mas ela não te manipula conscientemente. Ao invés de pegá-lo no colo sente-se ao lado dele e converse e acalme-o. Mas fica atenta para ver se o choro não é de tédio ou de muita esitmulaçao.

9 a 12 meses: A criança já pode brincar sozinha por 45 minutos. Quanto mais ela brincar sozinha, mais ela vai gostar da experiência. Nessa idade as crianças não gostam de brincar com brinquedos que já dominaram.

Se você incentivar a criança, afastar-se e a observar enquanto ela toma consciência do mundo, ela se tornará 1 aventureira.  
                                          
Nós brincamos muito juntos, fazemos uma farra daquelas. Leio muito pra ele, só não sou sua monitora de brincadeiras, que fica so seu lado brincando o tempo todo. Afinal, mamãe tem coisas pra fazer na casa e dois blogs pra cuidar! Lembrando que ele brinca sozinho em um momento do dia, nos demais ficamos juntos o tempo todo.

Lembrando que brincar sozinho não é deixar seu filho no andar de cima e você embaixo, ou você em um comodo e ele em outro. Brincar sozinho é não precisar que você tenha que participar de tudo, entrete-lo 24 horas do dia. Criança precisa de supervisão o tempo todo, os acidentes domésticos são enormes na idade deles.

Nick brincando no quintal. Ele fica por lá quando tenho que fazer alguma coisa na cozinha, almoço, lanche da tarde. Fico de olho nele pela janela, tiro todos os perigos e ele fica lá jogando bola, entrando por uma porta e saindo pela outra.






4 comentários:

  1. ufa! pensei que vc tinha fechado mesmo o blog!
    quero ler tudo e quando abri não estava mais lá...
    seguindo e lendo tudo!
    obrigada pelo aviso...

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira visita. Vi vc comentando em outro blog, falando que mudou pra cá, pq o outro não abria e vim conhecer seu cantinho!
    Gostei muito do que vc escreve e esse ultimo post caiu como uma luva, pq eu estou na fase escolher mobiles, tapetes de atividades e o tanto de coisa que eles tem me deixam um pouco desesperada... imagina os pequenos!! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga hj percebo q o Pedro brinca muito mais tempo sózinho. Antes ele ficava apeas alguns minutos entretido com algo. Eu penava com ele, pq ficava sózinha em casa com ele, e quando ia fazer o almoço ou o jantar ele costumava ficar choramingando na grade do portão (q separa a saa da cozinha) para eu pega-lo. Hj ele ja vai na cx de brinquedos dele e escolhe os brinquedos q mais gosta, coloca no chão e fica brincando. Ele só criou essa indepedenci depois dos 11 meses.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o que vai ficar , né ?
    Fiquei meio perdida ...

    ResponderExcluir